sábado, janeiro 14, 2012

Hip Hop





.O hip hop (também referido como hip-hop) é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias. Desde quando emergiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo. No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas para pausas "loop" (pequenos trechos de música com ênfase em repetições) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs. Junto com isto surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.

  No Brasil
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MC's, Doctor MC's, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.
Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no país, como Df Zulu Breakers (Brasilia-DF), Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Hip Hop Mulher, FNMH2, Nação Hip Hop Brasil, Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas). A principal premiação do hip hop no país é o Prêmio Hutúz, em cerimônia realizada todo ano. É organizado pelo Hutúz e é considerado o maior da América Latina.

Seis pilares

 DJ (disc-jockey)

Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie de loop. Seu criador DJ Kool Herc desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MCs a cantarem. O Beat-Juggling já é a criação de composições as pelos DJ nos toca-discos, com discos e canções diferentes. Há diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de baile/festas/aniversários/eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.

Rap

 
Snoop Dogg Dogg
O rap é um ritmo de música parecido com o hip hop, que engloba principalmente rimas, e é um dos seis pilares da cultura hip hop. A tradução literal de rap é Ritmo e Poesia,[14] ou seja, uma poesia feita através de rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior à do hip hop, tendo como exemplo o grupo The Last Poets.[15] O rap na maioria das vezes é feito sem acompanhamento de nenhum instrumento, ou simplesmente um DJ mixer

Beat Box

O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa literalmente caixa de batida) refere-se a percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. Muitos autores consideram o rapper norte-americano Doug E. Fresh como o grande pioneiro dessa arte. Porém, pesquisas recentes apontam para o compositor, músico e cantor brasileiro Marcos Valle como inventor da beatbox. Em 1973 Valle gravou para seu LP "Previsão do tempo" a faixa "Mentira", na qual ele emula uma bateria com sua voz e dessa forma executa um padrão rítmico e uma virada. Numa entrevista de 2008 para o pesquisador acadêmico Alexei Michailowsky, Valle revelou grande surpresa ao saber que era um dos pioneiros da beatbox. Relembrando a gravação da faixa, ele afirmou que a ideia surgiu ao acaso como uma mera experiência, lhe agradou e foi incorporada à gravação final.

MC (master of cerimonies)

Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem. Muitos MCs no início do hip-hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas. O primeiro MC foi Coke La Rock, MC que animava as festas de Kool Herc. No Brasil os primeiros rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador e grupos como Balinhas do Rap, Thaíde e DJ Hum, Racionais Mcs. Um MC é aquele que através de suas rimas mostra as varias formas de reivindicação, angústias e injustiças com as classes sociais mais desfavorecidas, mostrando o poder da transformação.



Break dance

Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 1960, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções. As gangues da época usavam o break para disputar território, a gangue que se destacava melhor era a que comandava o território.A dança é inspirada nos movimentos da guerra.


Grafite

Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte, diferente do "picho", que têm outra função de apenas deixar sua marca, o grafite é usado por muitos como forma de expressão e denúncia.
  
Impacto Social

Dança

A dança hip hop inclui uma grande variedade de estilos, nomeadamente breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e popping foram desenvolvidos na década de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumping surgiu na década de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O que separa a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação (freestyle) e que os dançarinos de hip-hop frequentemente envolvem-se em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente são realizadas numa cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa.

Moda






 Kanye West (cantor)





                     
 Keri Hilson (à esquerda) e Brandy Norwood (ao centro) e a atriz Taraji Henson (à direita)
 
 Ver artigo principal: Moda do hip hop
A moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los Angeles, Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filadélfia, Detroit, Porto Rico, entre outros. Cada cidade contribuiu com vários elementos para o seu estilo geral visto hoje no mundo inteiro.[16][17][18]
Geralmente, as roupas utilizadas no hip hop são largas, para que os movimentos fiquem maiores, dando mais efeito visual para a dança. Também são utilizados bonés, muitas vezes virados para trás ou de lado. Na maioria das vezes, as roupas são vistosas.
                                                                                                                                                              
lista dos 50 melhores do hip hop 
 50. Sugarhill Gang
49. Tone Loc
48. Kool Moe Dee
47. Arrested Development
46. Eve
45. Heavy D & The Boyz
44. MC Hammer
43. Coolio
42. Kurtis Blow
41. MC Lyte
40. Gang Starr
39. Ja Rule
38. Biz Markie
37. The Roots
36. Master P
35. Big Daddy Kane
34. Lil’ Kim
33. De La Soul
32. Cypress Hill
31. Naughty By Nature
30. Will Smith & DJ Jazzy Jeff
29. Nelly
28. Busta Rhymes
27. A Tribe Called Quest
26. Ice Cube
25. Snoop Dogg
24. Queen Latifah
23. OutKast
22. DMX
21. KRS-One
20. Eric B. & Rakim
19. Nas
18. Afrika Bambaataa
17. The Fugees & Lauryn Hill
16. Ice-T
15. Wu-Tang Clan
14. Missy Elliott
13. N.W.A.
12. P. Diddy
11. Beastie Boys
10. Jay-Z
9. Salt-N-Pepa
8. Grandmaster Flash
7. Dr. Dre
6. Eminem
5. LL Cool J
4. Notorious B.I.G.
3. Tupac Shakur
2. Public Enemy
1. Run-DMC


 Resumo
Origens estilísticas R&B, rap, funk, Disco, soul, dub, toasting, performance de poesia, spoken word, scat, ska, blues falado
Contexto cultural década de 1970, Bronx, cidade de Nova York
Instrumentos típicos Toca-discos, sintetizador, vocal, caixa de ritmos, sampler, beatbox
Popularidade Desde o final dos anos 1980 nos Estados Unidos e no resto do mundo na década de 1990, em Alta no início de década de 2000.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

About

I blog to 6 years in this blog was never removed from store groups or events by lack with my work. If I apply myself to your store or event I will do my job your support is important to me.

This work saved my life he is very important to me.

Influenciadora Digital

Influenciadora Digital
Jahlly Knowles / Jahly resident
Blog age: 6 years
Views: 1.000.000
Visits from 224 countries registered.

INFLUENCIADOR DIGITAL

INFLUENCIADOR DIGITAL
Jay Knowles
Review itens para avata masculino! Entre em contado no Facebook ou Flickr.

Review items for male avatar! Get in touch on Facebook or Flickr.

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

RESPEITO!

Ser blogueiros é mais do que ganhar itens "grátis" é se dedicar a promover o trabalho de um bom lojista é lidar diretamente com o sonho de outra pessoa.
Ser blogueira é dedicar grande parte do seu tempo online para criar looks, cenários, editar fotos e divulgar.


Atualize JAH

Visits + 1,000,000

Weekly Hits

SALEROOM / EVENT

Jahlly Knowles FB

Flickr Blog

Created with flickr badge.

Twitter

Arquivo do blog

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Minha lista de blogs

Upgrade U

Upgrade U
flickr groups

The Man Show!

The Man Show!
flickr groups

SL Blogger Support

Blogs Fashion SL

Blogs Fashion SL
flickr groups

Blogging Second Life

Copyright © Upgrade U! -